cabecario

COMENDA MONSENHOR MORAES

  • Publicado em Notícias

16a. Festa do Reencontro da AFAI

Biografia de Luiz Alberto Fontenele Saboia

Nasceu em 20 de agosto de 1923 na cidade de Sobral sendo o caçula dos 11 filhos de Raimundo Eloi Saboya e Maria Fontenele Saboia (D. Yayá).

Na adolescência, após o falecimento de seu pai, sua mãe se mudou com os filhos para a Fazenda Barrinha, propriedade do seu esposo, na cidade de Ipu. Casou-se com Gonçala Aragão Saboia e tiveram dois filhos: Vicente de Paulo (Professor titular e coordenador de pós-graduação stricto-sensu em Odontologia da UFC e Luiz Alberto, Mestre em Políticas Públicas, atual secretário-executivo de Serviços Públicos da Prefeitura de Fortaleza e coordenador do Programa de Mobilidade Urbana da cidade.

Durante a juventude Luiz Alberto foi goleiro do Guarany de Sobral e também da seleção do Ipu além de ser um exímio jogador de volley a ponto das cidades vizinhas o convidarem para compor seus times. Foi um apoiador do esporte durante toda sua vida incentivando e acompanhando os times de futebol de nossa cidade. Em 1972, acompanhou a caravana de ipuenses, juntamente com seu filho Paulo, para assistir ao vivo a seleção do Ipu sagrar-se campeã de futebol de salão do Ceará.

À fazenda Barrinha dedicou toda sua vida. Foi um desbravador de técnicas agrícolas sendo o primeiro da região da Ibiapaba a plantar tomate em larga escala chegando a ter mais de 500 mil pés de tomates plantados em 1974, os quais, infelizmente, foram todos levados pela enchente daquele ano. Inovou naquela época na criação de gado com uso de silos, bretes e finalizou sua vida tentando descobrir uma planta de alto valor proteico e resistente à seca e teorizando que o nosso gado deveria ser criado solto para comer nas capineiras.

Na Barrinha, na companhia de D. Yayá, durante quase 4 décadas recebeu os amigos do Ipu, bancários, comerciantes, advogados e pessoas em geral, sempre com mesa farta e acolhedora. Alguns dos presentes aqui provavelmente lembram dos quitutes de D. Yayá. Aos moradores da Barrinha dedicou atenção e amizade especial. Dos mais antigos aos mais novos, sempre os tratou com amizade verdadeira, buscando, ajudar a todos, onde fosse possível, não importando classe ou condição social. Entre eles, se sentia verdadeiramente em casa.

Durante a vida exercitou a honestidade, a caridade e semeou amizades por onde passou. Amigo leal, era querido por todos por onde quer que andasse. Foi um pacificador em tempos de intransigência.

Ficou viúvo em 2010 mas não abandonou a alegria de viver. Ao contrário, se reinventou com novas amizades e foi um dos criadores do BANCO DA CIDADANIA, local de encontro para discussões políticas e outras, em frente à câmara municipal do Ipu. Cultivou amigos de todas as idades e circulava em rodas de várias gerações de ipuenses. Trabalhou na Barrinha efusivamente até o fim da vida e ali fazia planos para longo prazo. Por muito tempo foi personalidade ativa na política ipuense, liderando segmentos do eleitorado no sertão ipuense, todavia nunca pretendeu se candidatar ou ocupar cargos públicos, mostrando desprendimento e tendo como norte a decência, a honestidade e a vontade sincera de ajudar as pessoas mais carentes da zona rural do Ipu.

Faleceu em 25 de maio de 2017 em Fortaleza. Seu sepultamento ocorreu no Ipu e foi acompanhado por muitas pessoas inclusive por crianças que ele tanto amava.

Deixou para seus familiares e amigos, além de muita saudade, um legado de exemplos de lealdade, honestidade, caridade e alegria de viver que jamais serão esquecidos.

Autor da biografia: Doutor Vicente de Paulo A. Saboia

TEMPO

Limpar

21°C

Ipu

Limpar

Umidade: 82%

Vento 17.70 km/h

  • Parcialmente nublado
    17 Janeiro 2018 30°C 19°C
  • Trovoadas dispersas
    18 Janeiro 2018 27°C 19°C